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sexta-feira, abril 28, 2017
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Audiência pública em 25 de Março inicia revisão do Plano Diretor de Itapevi

Participação de moradores ajudará a definir crescimento da cidade pelos próximos 10 anos

 

A Prefeitura de Itapevi dará início ao processo de Revisão do Plano Diretor de Itapevi no próximo dia 25, um sábado, com a realização de uma audiência pública na Câmara dos Vereadores do município a partir das 9h. 

 

“A revisão do Plano Diretor é fundamental para definir o desenvolvimento de Itapevi pelos próximos 10 anos”, diz Igor. “Esse processo só será verdadeiramente democrático com o engajamento de todos os moradores da nossa cidade”, afirma.  

 

Itapevi ganhou seu primeiro Plano Diretor em 2008. Por lei, o documento tem de ser revisado a cada 10 anos.  

 

O processo de revisão deve se estender até 2018, quando a Prefeitura tem de enviar à Câmara um Projeto de Lei consolidando as propostas apresentadas e discutidas pela população. 

 

O Plano Diretor com as novas diretrizes deve entrar em vigor a partir de 2019.

 

O que é o Plano Diretor?

O Plano Diretor é um instrumento municipal para nortear o desenvolvimento das cidades.

 

Por meio dele, a população pode definir, por exemplo, se um determinado bairro poderá ter prédios muito altos. 

 

Ou, ainda, se uma região da cidade priorizará a construção de moradias e equipamentos públicos (como postos de saúde e escolas) em detrimento da instalação de comércios e indústrias.

 

Participação

A revisão do Plano Diretor contará com diversas oficinas participativas e audiências públicas para recolher as propostas da população. 

 

As oficinas servirão para formular propostas a partir de temas pré-selecionados e demandas específicas de determinadas áreas do município. 

 

Já as audiências, mais abrangentes, terão a missão de debater e deliberar sobre as propostas geradas nas oficinas. O cronograma dos demais encontros ainda será divulgado pela Prefeitura.

 

Para facilitar o debate, toda a revisão do Plano Diretor será dividida em quatro grandes temas:

 

– Habitação e Vulnerabilidade Social 

– Transporte e Mobilidade Urbana 

– Desenvolvimento Urbano e Instrumentos de Política Urbana

– Meio Ambiente, Saneamento e Desenvolvimento Sustentável

 

A população também poderá mandar sugestões por email, pelo endereço planodiretor@itapevi.sp.gov.br.

 

Todas as contribuições enviadas serão compiladas por uma comissão de servidores da Prefeitura de Itapevi para que possam ser levadas para discussão nas audiências públicas.

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