Pin It
sexta-feira, novembro 24, 2017
Home > Santana de Parnaíba > Prefeitura realiza restauração do maior patrimônio histórico da cidade

Prefeitura realiza restauração do maior patrimônio histórico da cidade

As obras de restauração da Igreja Matriz começaram pela área externa e em seguida a área interna também receberá melhorias (Fabiano Martins)

Este projeto tem como objetivo a recuperação dos danos sofridos pela igreja ao longo do tempo

       A prefeitura de Santana de Parnaíba foi contemplada, no final do ano passado, com uma verba para a manutenção de um dos seus mais valiosos patrimônios históricos: a Igreja Matriz. Todo o trabalho que está sendo realizado tem o intuito de manter as características originais da construção e tem o apoio do Governo do Estado de São Paulo.

O valor destinado à restauração foi obtido após a aprovação do projeto “Santa Ana preservação da Cultura e da Fé”, enviado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo ao Fundo dos Interesses Difusos (FID), que é administrado por um conselho gestor das secretarias Estaduais e presidido pela Secretaria Estadual da Justiça e da Cidadania.

Este projeto tem como objetivo geral a recuperação dos danos sofridos pela Igreja ao longo do tempo, por meio de ações de restauro, conservação, preservação da edificação e implantação do conceito de zeladoria do patrimônio.

Patrimônio histórico – Projeto de Zeladoria

A igreja é tombada pelo Conselho de defesa do patrimônio histórico, artístico, arqueológico e turístico do estado (CONDEPHAAT) desde 1982 e considerada o marco mais importante do município. Seu modelo atual de edificação existe desde 1892. Porém, de acordo com registros histórico, em 1560 foi erguida a primeira capela da cidade, dedicada a Santo Antônio, e em 1610 foi construída uma capela dedicada à Santa Ana.

Pensando em conservar esse patrimônio, a Secretaria de Cultura e Turismo convida a população para o 2ª Encontro do Projeto de Zeladoria, Ação Cultural e Educativa, que acontece no dia 11 de Abril às 14h no Cine Teatro Coronel Raymundo, na Rua Suzana Dias, nº300 – Centro Histórico.

Sob o tema “No que consiste trabalhar com o patrimônio cultural e o que é conservação, restauro e zeladoria”, o evento integra o projeto de Conservação e Restauro da Igreja Matriz. Informações sobre o encontro podem ser obtidas pelo telefone 4154-6251 ou 4622-8700.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *