Pin It
quarta-feira, maio 24, 2017
Home > Jandira > Paulo Barufi fala sobre mudança da gestão do Pronto Atendimento Municipal de Jandira

Paulo Barufi fala sobre mudança da gestão do Pronto Atendimento Municipal de Jandira

FENAESC assumiu operação do PAM em abril

Um mês após a mudança da entidade gestora do Pronto Atendimento Municipal (PAM) de Jandira, o prefeito Paulo Barufi concedeu uma entrevista coletiva à imprensa da região para tratar sobre o tema. Paulo Barufi destacou os motivos que levaram ao encerramento do contrato com a IAGES – antiga gestora – e a contratação da FENAESC.

“Não é de hoje que a IAGES não atende a população de forma adequada e recebemos muitas reclamações. Por isso, em abril, tomamos a decisão de cancelar o contrato com a entidade, que já estava vencido e havia sido prorrogado por mais 90 dias”, explicou Barufi, ressaltando que a iniciativa visa qualificar o serviço oferecido à população.

Inicialmente, a Prefeitura abriu um processo de licitação para contratar a nova empresa gestora, mas, por possíveis divergências identificadas pelo Tribunal de Contas do Estado, o processo foi suspenso. “Então nós fizemos um chamamento público, em caráter de emergência, no qual cinco empresas se credenciaram e somente a FENAESC cumpriu todas as exigências legais e iniciou as atividades em 17 de abril”, destacou.

O prefeito aponta que, durante a transição, foram encontradas questões trabalhistas deixadas pela antiga gestora. “O grande problema é que a IAGES apresentou a folha de pagamentos dos médicos no mês de março, com nomes e valores. Nós fizemos o repasse financeiro, mas descobrimos que a entidade não efetivou os pagamentos aos profissionais”, explicou.

Com relação aos antigos funcionários da entidade que atuavam no PAM, o prefeito destacou que 86 profissionais foram absorvidos pela nova empresa gestora. Além disso, esses profissionais já receberam, por meio de um entendimento entre a Prefeitura e a IAGES, todos os direitos trabalhistas correspondentes. Os demais profissionais, que não foram recontratados pela nova gestora, deverão receber os valores devidos por parte da IAGES.

Questionado a respeito de questões judiciais relacionadas a contratos da FENAESC com outras cidades, Paulo Barufi afirmou que a Prefeitura vai acompanhar com atenção o contrato com a empresa. “Temos um contrato de um ano com a FENAESC, mas se ela não apresentar saúde financeira nem idoneidade para administrar, nós podemos romper o contrato. Temos conversado diariamente com a empresa e ela tem que demonstrar, de forma documental, o que nós exigimos, para manter o contrato”, disse Barufi.

Outro ponto levantado durante a coletiva de imprensa diz respeito às obras da UPA 24 Horas. De acordo com o prefeito Paulo Barufi, já está em andamento processo licitatório para retomada e conclusão das obras da UPA 24 Horas. “As instalações do PAM serão removidas para o prédio da UPA, quando forem concluídas, uma vez que os serviços prestados serão os mesmos, pelo mesmo valor mensal de R$ 1,750 milhão”, explicou Barufi.

Além disso, o prefeito destacou que as atuais estruturas do PAM serão reformadas para que se tornem o novo centro administrativo da Prefeitura. “Ao final, vamos oferecer uma grande economia de recursos públicos, saindo do aluguel do prédio da Prefeitura, que hoje é de R$ 40 mil por mês, para um local próprio”, concluiu.

A coletiva de imprensa aconteceu nesta terça-feira (16/05), no Paço Municipal e contou com a presença de inúmeros veículos de comunicação, além do vice-prefeito Manoel Domingues e dos vereadores Franklin Venâncio, Josenildo Ribeiro (Veinho), Rubens Alves (Rubinho) e Marcos Danilo (Markinhos).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *