Pin It
terça-feira, dezembro 12, 2017
Home > Itapevi > Itapevi recebe a visita do escritor Leo Cunha na quinta (8)

Itapevi recebe a visita do escritor Leo Cunha na quinta (8)

Atividade integra programação do projeto Viagem Literária

Nesta quinta-feira (8), o escritor infanto-juvenil, Leo Cunha, participa do projeto Viagem Literária, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, com apoio da Prefeitura. Às 15h, acontece uma roda de conversa na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato (Avenida Luís Manfrinato, 194, Centro), com entrada gratuita e aberta ao público.

No dia 1º de junho, o ator global João Acaiabe participou do projeto. Ele ficou conhecido como o Tio Barnabé da série infantil Sitio do Pica Pau Amarelo, levada ao ar pela TV Globo nos anos 2000, e também por interpretar o cozinheiro Chico no remake de Chiquititas em 2013.

Sobre o escritor

Leo Cunha nasceu em 1966, em Bocaiúva (MG). É doutor em Artes e Cinema pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), mestre em Ciência da Informação, graduado em Jornalismo e professor desde 1997 no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte), onde coordena o laboratório de jornalismo impresso. Desde 1993, Cunha já escreveu mais de 60 livros em vários gêneros: literatura infantil, juvenil, crônicas, teatro, poesia e obras teóricas.

Seus livros conquistaram alguns dos principais prêmios brasileiros, como o Jabuti, Nestlé, FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil), João-de-Barro, Biblioteca Nacional, entre outros. Traduziu mais de 30 livros e escreveu letras para canções em parceria com diversos compositores.

Próximo convidado

No dia 30 de agosto, às 14h, a Biblioteca Monteiro Lobato recebe a visita do escritor Estevão de Azevedo. Azevedo é nascido em Natal (RN). É editor, escritor e mestre em Licenciatura Brasileira pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Faculdade de São Paulo (FFLCH- USP). Estreou na literatura com o livro de contos lançado em 2005 “O Som de nada acontecendo”.

Seu primeiro romance “Nunca o nome do menino” (Terceiro Nome, 2008, Record, 2016), foi finalista do prêmio São Paulo de Literatura em 2009. “Tempo de espalhar pedras” (Cosac Naify, 2014), também lançado na Itália, em 2016, foi eleito romance do ano pelo prêmio São Paulo de Literatura 2015.

Campanha

A Prefeitura de Itapevi lançou, em março, a campanha “Leia para Crianças”, para incentivar o gosto das crianças e jovens da cidade pela literatura e estimular o hábito da leitura.

Também faz parte da campanha o projeto Biblioteca Itinerante, onde agentes da Secretaria de Educação e Cultura levam alguns títulos do acervo da Biblioteca de Itapevi para serem emprestados aos alunos da rede municipal.

Durante as visitas a estas escolas, monitoras vestidas com fantasias de temas da literatura infantil também fazem contação de histórias para as crianças e jovens. Desde março, mais de 1.500 alunos já participaram do projeto.

Serviço

Roda de Conversa com escritor Leo Cunha

Quando: 08/06

Horário: 15h

Onde: Biblioteca Municipal Monteiro Lobato (Avenida Luís Manfrinato, 194, Centro)

Entrada Gratuita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *