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sexta-feira, outubro 18, 2019
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Barueri celebra Dia Internacional da Síndrome de Down destacando a importância da inclusão 

O dia 21 de março, Dia Internacional da Síndrome de Down, é um momento de conscientização da sociedade sobre o assunto. A Secretaria de Educação de Barueri, por intermédio do Departamento AEE (Atendimento de Educação Especializada), aproveita essa data para propor a valorização dos estudantes com síndrome de Down e o combate ao preconceito.  

ação beneficia não só os alunos com síndrome de Down, mas todos os alunos que aprendem a viver em uma sociedade mais diversificada. Emeief José Emídio Aguiar é um dos exemplos de como os estudantes com síndrome de Down têm apresentado excelentes resultados e ótimo nível de aprendizagem.  

As estudantes Maria Cecília Donato Lobianco (do 4º ano) e Jenifer Laiza Pereira (do 5º ano) gostam muito da escola e são queridas por professores e alunos. Para a diretoraJeane Gonçalves Lima, o sistema de inclusão é um grande avanço no processo de aprendizagem para toda a escola.  

Segundo Rose Lobianco, mãe da estudante Maria Cecília, participar da vida escolar representa muita alegria para a aluna. “Ela sempre gostou muito de estudar e adora ler livrinhos de histórias. O fato de Maria Cecília ter síndrome de Down nunca foi um obstáculo. Estar na escola é motivo de muita felicidade e prazer para ela. Percebemos a felicidade estampada em seu rostinho todas as vezes que completa uma tarefa escolar. Para ela, vencer esses pequenos desafios é uma grande vitória”, contou a mãe. 

Benefícios da educação inclusiva para estudantes com síndrome de Down: 

  • Desenvolvem a apreciação pela diversidade individual; 

  • Demonstram crescente responsabilidade e melhora na aprendizagem por meio do ensino na coletividade; 

  • Adquirem experiência direta com a variação natural das capacidades humanas; 

  • Demonstram-se preparados para a vida adulta em uma sociedade diversificada; 

  • Contam frequentemente com apoio especializado. 

 

 

Benefícios da educação inclusiva para estudantes sem síndrome de Down; 

  • Têm acesso a uma gama mais ampla de modelos de papel social; 

  • Demonstram crescente responsabilidade e crescente aprendizagem por meio do ensino na coletividade; 

  • Desenvolvem, em escala crescente, o conforto, a confiança e a compreensão da diversidade individual deles e de outras pessoas; 

  • Demonstram-se preparados para a vida adulta em uma sociedade diversificada a partir de suas vivências na escola; 

  • Beneficiam-se da aprendizagem sob condições instrucionais diversificadas. 

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