Pin It
segunda-feira, dezembro 17, 2018
Home > Itapevi > Itapevi vacina crianças e adolescentes contra HPV e meningite C

Itapevi vacina crianças e adolescentes contra HPV e meningite C

Contra o HPV devem ser vacinados meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14; já a vacina contra a meningite está disponível para meninos e meninas de 11 a 14

Em Itapevi, crianças e adolescentes podem ser vacinados contra o HPV (papiloma vírus humano) e contra a meningite C. As vacinas estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde do município, de segunda à sexta-feira, das 8h às 15h.

Deverão ser vacinadas contra o HPV, meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Neste ano, o Ministério da Saúde está ampliando a faixa etária da vacina meningite C, que agora passa a ser 11 a 14 anos de idade.

A imunização faz parte do calendário nacional de vacinação.  A vacina contra o HPV contribui para a redução da incidência do câncer de colo de útero e vulva nas mulheres e também previne câncer de pênis, ânus, verrugas genitais, boca e orofaringe.

Já a dose contra a meningite protege contra a doença meningocócica, altamente contagiosa, com consequências potencialmente incapacitantes, como surdez, epilepsia e outras desordens neurológicas; em casos graves, pode ser fatal.

Em 2017 a Secretaria de Saúde e Bem-Estar de Itapevi vacinou 2.149 adolescentes contra a meningite. A imunização contra o HPV foi aplicada em 3.822 meninas e em 2.998 meninos. Desde que a vacina contra o HPV passou a fazer parte do calendário nacional de vacinação, em 2014, quase 28 mil crianças e adolescentes foram vacinados na cidade.

Cobertura

Em São Paulo, mais da metade dos adolescentes precisam se vacinar contra HPV e meningite. Dados do Ministério da Saúde apontam que no estado, 49,9% das meninas e 36,7% dos meninos foram imunizados contra o HPV. A Pasta alerta que a cobertura vacinal só está completa com as duas doses. Para este ano, foram adquiridas 14 milhões de doses da vacina contra HPV.

Desde ano passado, já foram vacinados contra a meningite 32% do público-alvo da campanha. Para este ano, foram adquiridas 15 milhões de doses da vacina contra a doença. O esquema vacinal para esse público será de um reforço ou uma dose única, conforme a situação vacinal.  A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% do público-alvo da campanha.

Pacientes imunodeprimidos

A vacina contra o HPV também é destinada a pessoas imunodeprimidas de 9 a 26 anos, de ambos os sexos (com câncer ou HIV/Aids), que devem apresentar atestado médico com diagnóstico de imunodepressão.

Meninos e meninas devem tomar duas doses da vacina, com intervalo de seis meses entre elas. Em imunodeprimidos o esquema vacinal é de três doses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *