Pin It
sexta-feira, setembro 21, 2018
Home > Barueri > Idosos do Parque Viana encontram suporte em grupo promovido pela UBS local

Idosos do Parque Viana encontram suporte em grupo promovido pela UBS local

Os dias de Berenice passaram a ser bem mais tranquilos desde que seu pai, Domingos Pereira Sobrinho, de 64 anos, começou frequentar o grupo Saúde do Idoso, criado pelos profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Francisca de Melo, localizada no Parque Viana. É porque, desde então, ele deixou de ficar deprimido em casa e passou a socializar mais, cuidar melhor da saúde, além de demonstrar mais alegria e satisfação.

“Estamos muito felizes com esse projeto. Depois que meu pai começou a frequentar o grupo, ficou mais alegre, mais disposto. Faz muito bem para a autoestima dele, porque depois disso ele ficou mais enturmado. Antes ele ficava muito deprimido em casa. Sou grata por essa oportunidade porque nós, filhos, quando sabemos que nossos pais estão sendo bem atendidos, a gente trabalha melhor e fica em paz”, relata Berenice da Cruz Pereira.

O grupo é novo, surgiu em março deste ano, e conta com uma equipe multiprofissional que aborda todo tipo de assunto relacionado aos idosos. Dicas de saúde, temas que estejam em destaque, tira-dúvidas, atividades descontraídas e inspiradoras fazem parte do projeto. Cerca de 20 munícipes têm frequentado o grupo, mas a ideia é atrair ainda mais adeptos, já que a UBS atende, em média, 650 pessoas diariamente e boa parte desses pacientes são da melhor idade.

Compõem a equipe que criou o grupo a enfermeira Renata Szilagyi, a farmacêutica Priscila Matsuzaki, a médica Merabe Lacerda Lobo e a assistente social Danila Martins. “O grupo surgiu com o objetivo de tornar-se um espaço para discussão de assuntos relacionados à saúde dos idosos – visto que a UBS recebe diariamente um número significativo dessa parcela da população -, traçando como meta auxiliá-los para uma vida mais ativa e saudável, tornando-se também um espaço de convivência semanal”, esclarece Danila.

Tem dado certo. De acordo com Domingos, que não falta aos encontros, esse tipo de projeto é uma verdadeira oportunidade. “Estou gostando muito. Gosto das palestras, do atendimento que estamos tendo e tudo que o grupo traz”, revela. 

De braços e portas abertas

A equipe da UBS do Parque Viana informa que o grupo está aberto a quem quiser. A participação é gratuita. Os encontros acontecem semanalmente, todas as quintas-feiras a partir das 15h. Quem quiser cuidar melhor da saúde e fazer novos amigos é só aparecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *