Pin It
segunda-feira, julho 16, 2018
Home > Barueri > Ginástica artística é tradição em Barueri

Ginástica artística é tradição em Barueri

A ginástica artística é uma realidade em Barueri, que inaugurou uma academia em 2003 no Jardim Belval. As 670 meninas do Barueri Esporte Forte (programa de escolas esportivas da Secretaria de Esportes) têm à sua disposição um amplo espaço e todos os aparelhos necessários para a execução das quatro provas básicas (salto sobre mesa, barras paralelas assimétricas, trave de equilíbrio e exercício de solo). As aulas são de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h.

As atletas com idade superior a cinco anos têm aulas de duas a três vezes por semana. O coordenador Jorge Alexandre da Silva e a professora Nayara Ribeiro Coutinho Ferreira formaram uma equipe de 18 atletas nas categorias mirim (7 e 8 anos) e pré-infantil (9 e 10 anos), que tem participado com destaque em competições de caráter formativo pelo estado de São Paulo.

Barueri já foi campeã brasileiro e sul-americano juvenil por equipes em 2013 e 2014 e formou ginastas de destaque como Vitória Custódio, Leandra Jasmim, Giulia Kovacs e Luiza Trautwein. Atualmente o nome principal é                 Thaís Fidélis, de 17 anos, especialista em trave e solo e que integra a seleção brasileira principal, tendo sido campeã nacional e de várias competições internacionais.

Um pouco de história

A ginástica artística é praticada há muito tempo e reconhecida como esporte desde 1881. Na categoria masculina está nas Olimpíadas desde a primeira edição em Atenas em 1896. Para as mulheres tornou-se oficial a partir dos jogos de 1928 em Amsterdã, na Holanda.

Os caminhos da ginástica artística ganharam novos rumos a partir das notas 10 conquistadas pela atleta romena Nádia Comaneci na Olimpíada de Montreal em 1976. Antes, as notas chegavam no máximo a 9,9. O fato despertou o interesse do mundo e, com o fim da Cortina de Ferro, vários técnicos do Leste europeu puderam ajudar a formar novos atletas no Brasil e em outros países.

Matrículas

Se você deseja matricular sua filha nessa ou em qualquer outra das cerca de 20 modalidades disponíveis no programa Barueri Esporte Forte (vôlei, beisebol, judô, capoeira etc), procure o Ginásio Poliesportivo José Corrêa (av. Guilherme P. Guglielmo, 1000, Centro) de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. Documentos necessários: cópia do RG, cópia do comprovante de endereço residencial, uma foto 3×4 e atestado médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *