Prefeitura inicia obras de reurbanização da Praça Carlos de Castro

Pin It
terça-feira, agosto 14, 2018
Home > Itapevi > Prefeitura inicia obras de reurbanização da Praça Carlos de Castro

Prefeitura inicia obras de reurbanização da Praça Carlos de Castro

A Prefeitura de Itapevi iniciou, nesta segunda-feira (30), as obras de reurbanização da Praça Carlos de Castro, no Centro. As intervenções, que integram o programa Cidade Bela, vão revitalizar o espaço público, além de melhorar o trânsito na região.  Os trabalhos devem durar cerca de dois meses.

A Avenida Feres Nacif Chaluppe também receberá intervenções de readequação viária no trecho entre a estação Itapevi da CPTM até a rotatória da Cohab. Esse mesmo trecho receberá uma pista compartilhada para pedestres e ciclistas e recapeamento, além de ter as calçadas reformadas em ambos os sentidos da via.

“Essa obra vai mudar a cara da região central de Itapevi, transformando a praça num local agradável, que possa, de fato, ser desfrutado pela população”, diz o prefeito Igor Soares. “Ao mesmo tempo, as intervenções vão revitalizar toda o trecho ligando a Carlos de Castro à rotatória da Cohab, melhorando o trânsito e deixando a travessia de pedestres mais segura”, afirma.

As obras incluem a implantação de uma lombofaixa (faixa de pedestre com elevação) na travessia entre a Praça Carlos de Castro e a estação de trem. Será criada ainda uma pista de desaceleração de velocidade na Avenida Feres Nacif Chaluppe para acessar a Rua Joaquim Nunes.  Além disso, a praça passará a ter saída única, ligando a Feres Nacif à rua Rua Joaquim Nunes no sentido bairro.

“As melhorias serão realizadas com o objetivo também de preparar a região para receber a futura passarela de pedestres da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), além de assegurar maior fluidez de veículos de uma via à outra”, explica Ramon Medrano, secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos de Itapevi.

As obras serão custeadas com recursos Fumefi (Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento). Em novembro de 2017, a Prefeitura obteve R$ 1,5 milhão do fundo junto ao Governo do Estado de São Paulo para financiar obras de revitalização.

Bloqueios de vias

Durante os dois meses de obras, motoristas não terão mais acesso no sentido da Avenida Feres Nacif Chaluppe para a Rua Joaquim Nunes, via que ficará interditada no intervalo compreendido da Avenida Cesário de Abreu até a Rua Leopoldina de Camargo. “Neste trecho interditado será utilizado apenas pelos taxistas neste período de obras”, diz Medrano.

Motoristas que trafegam da Rua Joaquim Nunes rumo à Avenida Feres Nacif Chaluppe deverão desviar pela Rua Escolástica Chaluppe para acessar a região central e os bairros. Já as avenidas Cesário de Abreu e Rubens Caramez terão trânsito normal ao longo do período de obras.

Toda intervenção acontecerá com a presença de agentes do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), que está organizando o trânsito e os bloqueios na região. Ao mesmo tempo, a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbano está discutindo com os taxistas a criação de um novo espaço, provisório, para o atendimento desses profissionais à população.

Rotatória da Cohab

Além das melhorias na Praça Carlos de Castro e na Avenida Feres Nacif Chaluppe, as obras de readequação viária da rotatória da Cohab, também no Centro, estão avançadas e atingiram 60% de conclusão neste mês de julho, segundo a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos.

As intervenções, que acontecem desde outubro de 2017, estão sendo realizadas nos acessos da Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva e das avenidas Pedro Paulino e Rubens Caramez. Os trabalhos têm como objetivo dar maior fluidez no trânsito e combater o engarrafamento do local.

Cidade Bela

O programa Cidade Bela contempla uma série de ações para recuperar a região central de Itapevi. O objetivo é deixar o município mais bonito, resgatando a autoestima dos itapevienses pela sua cidade.

Além de revitalizar os espaços públicos do município, o Cidade Bela contempla melhorias no sistema de limpeza da cidade, com a renovação da frota de coleta de lixo e novo sistema de coleta por meio de contêineres.

Ao mesmo tempo, a Prefeitura está realizando uma série de intervenções urbanísticas, com ações de paisagismo e recuperação de praças e canteiros centrais, reforçando a retirada de pichações e a limpeza de vias públicas.

Também estão previstas obras para readequar o trânsito em pontos estratégicos da cidade, com a implantação de semáforos inteligentes e o reparo de sinalizações. Haverá também obras de acessibilidade e a instalação de novos pontos de ônibus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *