Pin It
quinta-feira, setembro 20, 2018
Home > Itapevi > GCM de Itapevi participa de curso de Bike Patrulha

GCM de Itapevi participa de curso de Bike Patrulha

A GCM (Guarda Civil Municipal) de Itapevi iniciou nesta segunda-feira (13) o curso do programa “Bike Patrulha” para agentes de segurança da corporação. O curso acontece até a próxima sexta-feira (24) e servirá para que os guardas implementem na cidade uma nova modalidade de policiamento preventivo e comunitário.

No dia 5 de setembro serão entregues as bicicletas ao efetivo e lançado o programa – durante a solenidade de 21 anos de aniversário da GCM de Itapevi – para o início da modalidade de patrulhamento. A Prefeitura já recebeu seis bicicletas e utilizará quatro. Duas delas ficarão na reserva técnica da corporação.

Inicialmente, as bicicletas serão utilizadas para patrulhamento no Centro expandido da cidade englobando as seguintes vias: Avenida Presidente Vargas, Cesário de Abreu, Rubens Caramez e o Corredor Oeste Metropolitano.

“A modalidade é muito eficaz porque alia o conceito de policiamento preventivo e comunitário, onde há maior proximidade do agente policial com o cidadão, além de permitir um rápido suporte e assistência em casos de emergência diante da criminalidade. Isso permitirá a GCM de Itapevi estar cada vez mais próxima da população”, afirma o comandante da GCM, Humberto Araújo.

O curso tem carga horária total de 52 horas. Deste total, 40 delas serão de treinamento no Centro de Formação de Itapevi e as outras 12 horas distribuídas no Centro de Formação de Osasco e no 22° Batalhão Logístico Leve do Exército, em Barueri.

Os GCMs de Itapevi recebem instrução sobre as disciplinas de Condutas de Patrulhamento com Bicicleta; Técnicas Operacionais; Armamento, Munição e Tiro e Manutenção de Bicicleta.

Atualmente, a GCM conta com 231 agentes em seu efetivo, dentre homens e mulheres.  A GCM efetua patrulhamento de rotina a pé, com uso de veículos e motocicletas. A corporação conta com unidades de Patrulha Preventiva, Ronda Escolar, Patrulha de Trânsito, Patrulha Maria da Penha (em cooperação com a Delegacia da Mulher) e Rondas Ostensivas com Motocicletas (ROM).

Em caso de emergência, a GCM pode ser acionada pelo telefone 199 (24 horas).

Mais investimentos

Em fevereiro deste ano, no mesmo evento da entrega das 38 novas viaturas, a GCM realizou a formatura da primeira turma da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), uma unidade especial da Guarda Civil Municipal composta por 35 agentes da corporação. Ao todo, na época, foram 23 carros e 15 motocicletas. Também foram entregues 20 pistolas semiautomáticas modelo 58F e quatro armas longas calibre 36 modelo T14, além de novos fardamentos para os agentes da GCM. Ainda em julho deste ano, a Prefeitura entregou 231 novas jaquetas impermeabilizantes e seis espingardas calibre 12 para uso exclusivo de agentes de segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *