Pin It
sábado, outubro 20, 2018
Home > Santana de Parnaíba > Santana de Parnaíba Tem Maior Crescimento No IDEB do Estado de SP

Santana de Parnaíba Tem Maior Crescimento No IDEB do Estado de SP

Na Contra mão dos baixos índices da Educação do Brasil, a Cidade conseguiu pontuação de 6.6 no Ensino Fundamental I e 5.6 no Ensino Fundamental II, a maior marca da história do Município

 

            Mais uma vez Santana de Parnaíba é destaque no Estado e desta vez na Educação. O último resultado do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, órgão ligado ao governo estadual, divulgou que a cidade foi a que mais cresceu, em dados percentuais, na região metropolitana e no Estado de São Paulo em 2017, superando inclusive a meta estipulada pelo próprio município.

            De acordo com o IDEB, no Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano) a cidade subiu 0.9 pontos em comparação ao resultado de 2015. Já no Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano) esse aumento foi de 1 ponto.

Em percentual, o crescimento que a cidade teve nos últimos dois anos foi de 15,8% no Fundamental I e de 21,7% no Fundamental II. Levando em conta os últimos 7 anos (2011 a 2017) o aumento foi de 32% e 33,3% respectivamente, superando cidades que possuem orçamento na educação superiores ao orçamento de Santana de Parnaíba.

            Das escolas de Santana de Parnaíba, 26 ultrapassaram a meta estipulada pelo IDEB. Os colégios Leda Caira (Fazendinha), Tom Jobim(Alphaville) e João Santana (Votuparim) atingiram a maior nota no Ensino Fundamental I, e no Fundamental II destacam-se os colégios Tom Jobim (Alphaville)Juscelino Kubitschek (Cidade São Pedro) e Manoel Jacob (Ingaí). Com 8.2, o Colégio Leda Caira foi o que teve a maior pontuação geral no município.

            Essa expressiva pontuação foi resultado dos investimentos realizados pela prefeitura na educação, que em apenas 5 anos inaugurou 8 colégios e ampliou três unidades educacionais, implantou curso de robótica e 5 pólos da Escola de Idiomas (inglês, espanhol, italiano e mandarim) para alunos do nono ano, além dos cursos Conect e Mind Lab.

O Município serve mais de 64 mil refeições diárias aos seus 32 mil alunos, além de fornecer uniformes, materiais didáticos e escolares.. A cidade também conta com 04 escolas de Ensino Superior (Fatec, Unip, Univesp e Fasp), e 02 escolas Técnicas nos bairros: Centro (Etec Ermelinda) e Fazendinha (Etec Bartolomeu). Com estas ações a prefeitura tem como meta que até 2020 todos os alunos que concluírem o ensino médio tenham acesso ao ensino superior.

PRINCIPAIS INVESTIMENTOS DA PREFEITURA NA EDUCAÇÃO

 

·         Inauguração de 9 novos colégios em 5 anos –  Com as novas unidades nos bairros Cidade São Pedro (Ana Serra de Freitas e Bernardino Marques), Cento e Vinte (Cm Mariazinha Fernandes), Chácara Solar (João de Barro), Colinas da Anhanguera (Luiz Carlos Barbosa), Refúgio dos Bandeirantes (José Soares dos Santos-Sr. Deca), Jardim São Luís (Raio de Sol), Jardim Isaura (Adriano Teixeira) e Sítio do Morro (Georgina Nadalini) a prefeitura gerou cerca de 3 mil vagas para as crianças do município que contém toda a estrutura necessária para o aprendizado e são referência na região.

·         Implantação de 5 pólos da Escola de Idiomas – As unidades educacionais dos bairros Parque Santana (Aldônio Teixeira), Cento e Vinte (Carlos Alberto Siqueira), Jardim São Luís (Alba Bonilha), Cidade São Pedro (Bernardino Marques) e Colinas da Anhanguera (Padre Anacleto), os alunos do 9º ano que obtiveram melhor desempenho nas aulas regulares, são beneficiados com uma das 425 vagas disponíveis onde poderão aprender os idiomas de inglês, espanhol e mandarim.

 

·         Aulas de Robótica – Com o objetivo de inserir os alunos na era da informação, foi implantada as aulas de robótica na rede municipal, no qual o Colégio Sebastião Athayde, do bairro Surú, é o pioneiro na cidade a ministrar a atividade aos alunos do Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano). Em breve a atividade será implementada em outras escolas.

 

·         Quebra cabeça nas escolas – Recentemente a prefeitura disponibilizou aos alunos da rede municipal, 26 mil quebra-cabeças, personalizados com imagens de construções históricas e eventos culturais que estimula no desenvolvimento cognitivo, além de melhorar na concentração, raciocínio lógico e coordenação motora.

 

·         Material escolar de qualidade – Os 32 mil alunos da rede recebem gratuitamente, no início do ano letivo, os kits de materiais didáticos e escolares, além de contarem com merenda, na qual os ingredientes são selecionados por nutricionistas, garantindo uma alimentação balanceada que contribui para o desenvolvimento estudantil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *