Pin It
sexta-feira, dezembro 14, 2018
Home > Itapevi > Prefeitura de Itapevi realiza ciclo de palestras sobre prevenção do suicídio

Prefeitura de Itapevi realiza ciclo de palestras sobre prevenção do suicídio

Debater soluções para o assunto e encontrar formas de prevenir o suicídio são alguns dos caminhos encontrados pela Prefeitura de Itapevi em alusão às atividades do “Setembro Amarelo”, campanha mundial criada para a prevenção de suicídios. Pensando assim, a Secretaria de Saúde de Itapevi promove, no dia 26 de setembro (quarta-feira), um ciclo de palestras e uma roda de conversa com o tema “Vamos falar sobre isso”. O evento acontece no auditório da Secretaria de Educação (Rua Professor Irineu Chaluppe, 65 – Centro).

O evento é voltado à servidores públicos municipais e profissionais da saúde. A primeira palestra será, às 14h, com o tema “Automutilação/ Diagnósticos de suicidas”. O tema será abordado pelo médico psiquiatra Rogério de Araújo.

Às 14h40, as enfermeiras Danieli Marques e Adriana Chaves tratam do assunto “Orientação e informações sobre o tema”. Na sequência, às 15h20, o psiquiatra e membro da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção ao Suicídio, Rafael Paulino Reichter, abordará o tema “Suicídio e Emergência Médica”. O evento se encerra com uma roda de conversa para os convidados, debate e esclarecimentos de dúvidas.

Para o coordenador de Saúde Mental de Itapevi, Luiz Naporano, a iniciativa é fundamental uma vez que a problemática de saúde pública de nossa atualidade, apresenta difícil detecção e cada vez mais vitimiza milhares de pessoas ao redor do mundo. “O assunto que já foi um tabu muito maior, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação”, afirma.

Sobre o Setembro Amarelo

Iniciado no Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), o Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades em 2015 concentradas em Brasília. Mundialmente, o IASP (Associação Internacional para Prevenção do Suicídio) estimula a divulgação da causa, vinculado ao dia 10 do mesmo mês no qual se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Setembro Amarelo é uma campanha criada para a prevenção de suicídios, e falar sobre o tema de maneira responsável e solidária é uma forma de promover ajuda a quem precisa e de difundir conhecimentos sobre pensamentos suicidas, suicídio em si e saúde mental.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), nove entre dez casos poderiam ser prevenidos. No Brasil, a campanha Setembro Amarelo existe desde 2015. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é a única causa de mortalidade que não teve redução no número de casos nos últimos 50 anos. Segundo o CVV, 32 brasileiros se suicidam por dia no país, taxa superior às mortes causadas por câncer e Aids. De acordo com a OMS, nove em cada dez casos poderiam ser prevenidos. E, segundo dados da ONU, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 e 29 anos de idade, com mais de 800 mil casos por ano em todo o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *