Pin It
sexta-feira, outubro 19, 2018
Home > Jandira > Outubro Rosa – Moradora de Jandira segue com a Campanha “Doe Amor”

Outubro Rosa – Moradora de Jandira segue com a Campanha “Doe Amor”

O Câncer de mama é o mais comum e também o câncer  que mais mata mulheres no mundo, por esta razão na década de 90 iniciou-se a Campanha Outubro Rosa,  com objetivo de alertar as mulheres para o auto exame. E graças ao movimento, hoje cerca 66% dos casos de confirmação da doença,  são detectados através do auto exame.

A campanha orienta e incentiva o autoexame, “Sinta, perceba suas mamas no dia a dia”, pois;  detectado o câncer no início, ou seja no primeiro estágio da doença, a probabilidade de sobrevida é de 88,3%;  por isso a importância do ato de se tocar.

Em Jandira,  além do movimento ocorrer por meio de palestras provenientes da Secretaria de Saúde, duas personagens são pioneiras na busca por doação de cabelos, a campanha “Doe Amor” toma conta das redes sociais.

Renata Santos e Berenice Rodrigues Cruz se conheceram travando essa doença de maneira distinta, Berê, como é conhecida,  foi diagnostica com a doença, Renata, acompanhou diretamente a amiga Martha Vital de Andrade, esteve ao lado no diagnóstico da doença  em 2014 e enquanto durou todo o tratamento.

Acompanhada da amiga Renata, Martha iniciou o processo  complicado e doloroso, enfrentar todo o efeito colateral que a quimioterapia provoca, dentre eles,  a perda do cabelos,sabendo disso Martha se antecipou, já que ia perder a bela cabeleira para a quimio, resolveu cortá-los  para doar seus cabelos, acompanhada pela amiga Renata, lá foram elas e para espanto de Martha, em solidariedade à amiga; Renata  tomou igual atitude, passou zero, e permaneceu “careca” por 1 ano e seis meses, período que perdurou o tratamento da amiga, Martha seguiu no tratamento sem perder o belo sorriso que levava seja  para ir às sessões de quimioterapia ou nas inúmeras palestras para incentivar a doação dos cabelos para a confecção das perucas.

Em Outubro de 2015 Martha Vital deixa amigos e familiares, ela segue compondo a estatística de milhares de mulheres vítimas desta terrível doença; mas não só isso, Martha deixou seu exemplo de luta e mesmo na dor, pensar no outro que  igual sofre com a doença.

Quanto a Berê, ela ta bem, escreve suas pérolas nas redes sociais, perde o amigo, mas não perde a piada, e como era de se esperar, Renata se juntou a Berenice que se aliou a Denilza Mendes (está em tratamento de Quimioterapia)  e as três seguem a angariar doações de cabelos para a confecção das perucas.

A Campanha “Doe amor”, tem a parceria de alguns salões no município, mas caso você queira doar;  os cabelo deve ter no mínimo 10 cm, basta amarrar bem e cortar com cuidado, mais informações ligue 9 9745 8623.

O Folha de Jandira; oferece essa linha direta, conte nos a sua história. relate seus desafios para enfrentar essa terrível doença. Envie nos e-mail para editor@folhadejandira.com.br , com o titulo;  “Outubro Rosa, minha história” teremos enorme prazer em compartilhar com nossos leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *