Pin It
sábado, novembro 17, 2018
Home > Itapevi > Prefeitura implanta fibra ótica em unidades de saúde de Itapevi

Prefeitura implanta fibra ótica em unidades de saúde de Itapevi

Parte do projeto Conecta Itapevi, serviço irá tornar atendimento público mais rápido e eficiente

A Prefeitura deu início, em agosto, à instalação de fibra óptica em órgãos públicos do Itapevi. A ação integra o projeto Conecta Itapevi, que visa conectar os prédios municipais com mais rapidez e eficiência à rede mundial de computadores – em especial as unidades de saúde, ensino e assistência social da cidade.

Até o final de novembro, todos os equipamentos de saúde já estarão conectados por meio de fibra óptica, com velocidade de 20 MB, dez vezes superior à atual. Além de melhorar a prestação dos serviços, o dispositivo permitirá, em médio prazo, a implantação de um sistema pioneiro para que toda a rede municipal de saúde compartilhe e tenha acesso ao prontuário eletrônico dos pacientes.

Ao todo, serão instalados aproximadamente 90 quilômetros de cabos de fibra óptica em diversos bairros da cidade. O trabalho está sendo realizado pela Stemme Telecomunicações, vencedora do processo de licitação iniciado em dezembro do ano passado.

“A instalação da fibra óptica é o primeiro passo que estamos dando para a implantação de uma cidade verdadeiramente digital, com sistemas de informação interligados e conexão de qualidade”, disse o prefeito Igor Soares.

Desde o final de setembro, parte das secretarias municipais já está operando com a tecnologia e até 31 de outubro, cerca de 20% das escolas municipais passam a contar com a banda larga de altíssima velocidade. A instalação do cabeamento começou pela região central e já está sendo ampliada para regiões mais distantes, como Amador Bueno e Nova Cotia.

Outra vantagem da instalação da fibra óptica é que os serviços de monitoramento por câmeras da cidade ficarão mais efetivos, no futuro.

“Com esta tecnologia, será possível a utilização de equipamentos de vídeo mais modernos e de alta definição, o que permitirá uma atuação mais ágil também na área de segurança pública”, explicou Francis Toshimitsu, diretor de Tecnologia da Informação de Itapevi.

 

Praças com WiFi grátis

A instalação da fibra ótica trará ainda mais benefícios à cidade.

Em dezembro, quatro praças da cidade receberão sinal de Wi-Fi gratuito. Até o primeiro semestre de 2019, serão 10 praças com a nova tecnologia. Cada ponto terá internet de 10MB, possibilitando o acesso simultâneo de até 250 usuários por praça.

Assim que o sistema for instalado, o cidadão poderá usufruir de 1h de internet por dia nos pontos de Wi-Fi, que poderão ser acessados por smartphones, notebooks e tablets.

Ao se cadastrar, o usuário será direcionado à uma página perguntando se deseja logar diretamente via Facebook ou mediante preenchimento de cadastro com fornecimento de dados pessoais.

Onde ficarão as Praças com Wi-Fi Gratuito?

1) Praça Carlos de Castro (Avenida Rubens Caramez – Centro);

2) Praça 18 de Fevereiro (Avenida Rubens Caramez – Centro);

3) Praça Cristo – Irmão Francisco (Rua Aquino José dos Santos – Vila Aurora);

4) Praça José Batista Silveira (Rua Geraldo Vasques – Jardim Nova Itapevi);

5) Praça Nelson Mandela (Rua Elisabete com a Rua André Cavanha – Vilas Dr. Cardoso);

6) Praça Paulo França – Estação Amador Bueno;

7) Estádio Municipal André Nunes Jr. (Rua Prof. Dimarães Antônio Sandei – Jardim Nova Itapevi);

8) Velório Municipal (Rua Gaudêncio Barbosa, 499 – Jardim Julieta);

9) Ginásio de Esportes Municipal (Avenida Rubens Caramez, 1000A – Centro)

10) Terminal Central de Ônibus (Rod. Cel. PM Nelson Tranchesi – Vila Dr. Cardoso).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *