Pin It
sábado, novembro 17, 2018
Home > Itapevi > Projeto capacita 250 alunos de Itapevi em primeiros-socorros

Projeto capacita 250 alunos de Itapevi em primeiros-socorros

53Novos socorristas mirins integram segunda turma formada em 2018

Nesta terça-feira (6), 250 estudantes de Itapevi se formaram no projeto SAMU nas Escolas, que ensina primeiros socorros a 5153alunos do 4º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino. A formatura aconteceu no Ginásio de Esportes de Itapevi e foi a segunda realizada neste ano. Em junho, outras 200 crianças já haviam sido capacitadas.

O objetivo do curso é fortalecer as ações educacionais do SAMU, reduzir o número de trotes e ampliar o vínculo com a comunidade por meio do trabalho com as crianças.

Os novos socorristas mirins são estudantes dos Cemebs Jornalista João Valério de Paula Neto, em Amador Bueno, e Florestan Fernandes, no Jardim Rosemary. Ao todo, eles assistiram a 20 horas de aulas, às segundas e sextas-feiras, nos dois últimos meses. O trabalhou contou com apoio pedagógico da secretaria de Educação.

Durante as aulas, os alunos aprenderam como utilizar adequadamente o serviço de atendimento de urgência e receberam noções de primeiros socorros, para proceder em casos como desmaio, convulsão, engasgo, parada cardiorrespiratória e queimaduras. Eles também tiveram orientações sobre queda e prevenção de acidentes domésticos.

“Foi maravilhoso, aprendi muitas coisas importantes e o mais interessante é que são ações simples mas que salvam vidas”, disse Katlyn Raíssa da Silva, de 9 anos, que ao lado das amigas Sophia Aparecida Barbosa e Luiza Xavier Pereira, estava ansiosa pelo início do evento.

“Hoje é um dia muito importante a partir de agora, seremos socorristas mirins e estaremos prontas para agir em caso de necessidade”, explicou Luiza.

Para o coordenador do programa municipal de urgências e emergências, Evandro Augusto Pereira, a formação dos socorristas mirins é fundamental porque possibilita que as crianças entendam a importância dos serviços realizados pelo SAMU. “Além disso, eles se tornam multiplicadores dos ensinamentos aprendidos no curso”, completou

Programa

O projeto SAMU nas Escolas integra o programa Parceiros do SAMU, surgido da necessidade de orientar as pessoas sobre como e quando acionar as equipes de atendimento móvel de urgência.

Profissionais do SAMU realizam periodicamente visitas a escolas, empresas e entidades assistenciais prestando orientações sobre o trabalho realizado pelo departamento.

A iniciativa também tem como objetivo reduzir o número de trotes recebidos pela central, que prejudicam o atendimento de quem realmente necessita.

Desde sua criação em 2010, o Parceiros do SAMU já realizou atividades em diversas escolas municipais, conscientizando milhares de crianças, além de palestras realizadas em empresas.

Para receber uma visita do programa, basta entrar em contato pelos telefones 4143-8200 ou pelo e-mail: sec.saude.nepparceirosdosamu@itapevi.sp.gov.br

Sobre o SAMU Itapevi

Com um quadro de 85 profissionais, o SAMU Itapevi cobre uma área de 83 km² e uma população média de 229.502 habitantes, segundo informações do Censo 2017(Fundo Nacional de Saúde). A equipe é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores, telefonistas, rádio operador, administrativos e serviços gerais.

O SAMU Regional Oeste tem hoje quatro equipes no período diurno e três noturnas, além de quatro Unidades de Suporte Básico de Vida, uma Unidade de Suporte Avançado e uma motolância.

O serviço pode ser acionado pelo número 192 e o atendimento é feito 24 horas por dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *