Pin It
domingo, setembro 15, 2019
Home > Barueri > População tem papel fundamental para acabar com surto de escorpiões

População tem papel fundamental para acabar com surto de escorpiões

Em 2018, o Departamento Técnico de Controle de Zoonoses de Barueri, ligado à Secretaria de Saúde por meio da Vigilância em Saúde, recebeu 210 chamados relacionados a escorpiões. Desse número, cerca de 20 tinham a ver com picadas. Lembrando que os meses de outubro a dezembro costumam ter maior demanda, já que marcam o período mais quente, com reprodução de escorpiões e outros animais peçonhentos, além de maior oferta de seu principal alimento: as baratas.

 

Para o Departamento de Zoonoses, o aumento nos chamados não significa que o número de escorpiões tenha aumentado, mas que devido às campanhas, a população esteja mais atenta e buscando mais orientações.

 

“Neste ano de 2019, que apenas começou, já tivemos solicitações de munícipes preocupados com o aparecimento de escorpião na residência ou arredores, com maior incidência do que em anos anteriores. Acreditamos que tenha ocorrido esse aumento de solicitações em razão também da divulgação do assunto para a população por meio dos veículos de massa. Isso é muito positivo, uma vez que permite a equipe adotar as medidas adequadas para orientação e prevenção de acidentes com animais peçonhentos em regiões onde o risco é mais elevado”, ressalta a coordenadora chefe da Vigilância em Saúde de Barueri, Rosana Ambrogini.

 

A equipe reforça que, além de todas as ações realizadas pela Prefeitura, a colaboração dos cidadãos é fundamental. “Não está na mão apenas do poder público, é necessário o envolvimento principalmente dos munícipes, se responsabilizando por sua residência, mantendo-a sempre limpa e organizada”, orienta Rosana.

 

Todas as recomendações da Zoonoses para o controle do surto de animais peçonhentos estão no Portal de Barueri.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *