Pin It
sexta-feira, setembro 20, 2019
Home > Itapevi > Itapevi promove 9ª edição da Feira de Adoção de Cães e Gatos Me Leva Pra Casa

Itapevi promove 9ª edição da Feira de Adoção de Cães e Gatos Me Leva Pra Casa

Evento também apresentará mascote do Departamento de Cuidados e Proteção aos Animais; edição especial acontece no Dia Nacional dos Animais, em 14 de março

A Prefeitura de Itapevi promove, nesta quinta-feira (14), a 9ª edição da Feira de Adoção de Cães e Gatos Me Leva Pra Casa. O evento acontece na Praça Carlos de Castro, no Centro, das 13h às 16h.

A edição especial acontece no Dia Nacional dos Animais, comemorado anualmente em 14 de março. Esta data tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre os cuidados que devem ser dedicados a todos os animais – sejam eles domésticos, selvagens ou de rua.

Por isso, equipes do Departamento de Cuidados e Proteção aos Animais distribuirão panfletos e dialogarão com a população no local para aumentar a consciência sobre o tema.

O evento também será marcado pela escolha do nome do mascote do departamento. Desde o início deste ano letivo, servidores da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais percorreram sete escolas municipais realizando apresentações de teatro em que ensinaram aos estudantes da rede sobre a importância de cuidar bem dos bichinhos.

Nas visitas, os estudantes votaram para escolher um dos seguintes nomes: Marley, Elvis, Isaac, Thor e Max. O vencedor será divulgado durante a feira.

“A cada edição damos condições às pessoas de adotar os animais que estão no nosso canil”, afirma Wander Rodrigues da Silva, diretor do Departamento de Cuidados e Proteção Animal da Prefeitura.

Silva explica que os interessados em adotar devem levar na retirada do animal coleira e guia para cães e caixa de transporte para gatos. Apenas maiores de 18 anos podem fazer as adoções e devem levar cópia do RG, CPF e comprovante de endereço. Cães e gatos, em geral, no Canil, são sem raça definida.

Em 2018, a Prefeitura doou um total de 81 animais em condições de abrigamento. Foram 62 cães e 19 gatos. Já em 2017, foram adotados 45 animais (37 cães e oito gatos). Com a criação da Feira de Adoção, a ampliação de animais doados saltou em 80% de 2017 para 2018. Neste ano já foram realizadas três edições da Feira e 38 animais foram adotados nelas, sendo 25 cachorros e 13 gatos.

Atualmente, há cerca de 50 animais aptos para serem doados no Canil da Prefeitura. Os dados são da Divisão de Controle e Proteção Animal do município. Com a reforma administrativa em vigor desde o dia 1º de julho do ano passado, o serviço de adoção responsável da Prefeitura foi transferido do Departamento de Controle de Zoonoses, ligado à Secretaria de Saúde, para a Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais. Trata-se da primeira secretaria do tipo em toda a Região Oeste.

Doações durante a semana

Em Itapevi, é possível adotar gratuitamente um bichinho de estimação. Para isso, existe o programa Me Leva Pra Casa, um serviço de adoção responsável disponível a toda população.

Os interessados na adoção devem comparecer à Divisão de Controle e Proteção Animal (DCPA) do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e escolher um animal. O equipamento fica na Rua Heloisa Hideko Koba, 21, na Vila Nova Itapevi.

Além de passarem por uma entrevista, os adotantes recebem informações sobre guarda responsável e orientações sobre os cuidados com animais. É preciso levar cópia do RG, CPF e comprovante de residência – os bichinhos são registrados apenas em nome de adotantes com mais de 18 anos.

Posteriormente, o animal deve ser retirado no Canil da Prefeitura (Rua Jaspe, 7, na Vila Gióia), de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, exceto feriados. Os animais disponíveis para adoção já são vacinados, castrados, vermifugados e avaliados clinicamente.

Na hora da retirada, é necessário levar coleira e guia para cães e caixa de transporte para gatos.

Mais informações sobre o processo de adoção de animais podem ser obtidas pelo telefone 4205-0862.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *