Pin It
quinta-feira, novembro 14, 2019
Home > Barueri > HMB convoca doadoras para equilibrar estoque do Banco de Leite

HMB convoca doadoras para equilibrar estoque do Banco de Leite

Durante o outono e o inverno, a reserva fica defasada

Entre junho e agosto, é comum ocorrer uma queda na doação de leite humano em função do clima seco e frio, que limita a locomoção das doadoras. Por isso, o Hospital Municipal de Barueri (HMB), unidade da Prefeitura de Barueri gerenciada em parceria com a SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina,  reforça a necessidade da doação e destaca o serviço de coleta, disponível duas vezes por semana, para buscar o leite na residência da doadora.

“Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite e qualquer quantidade é bem-vinda”, explica Priscila Zanotte, nutricionista do Banco de Leite do HMB. Para doar, a mãe só precisa comparecer no hospital para fazer um cadastro e o exame de sangue, a fim de atestar a sua saúde. Depois de receber todas as instruções necessárias, será possível retirar o leite no conforto da sua casa, e quando o vidro, esterilizado e com tampa de plástico, estiver totalmente preenchido é só avisar no grupo das doadoras para que seu endereço seja incluído na rota de coleta.

Além das condições climáticas, julho também é período de férias, e geralmente as mães, que têm seus filhos na escola, aproveitam para viajar, o que também limita o estoque da unidade. No mês de junho, o Banco está com uma demanda elevada. Cerca 20 bebês, acolhidos no berçário, na UTI neonatal e na UTI pediátrica, necessitam deste tipo de alimentação, especialmente os que têm menos de 1,5kg. “O leite é muito importante para o ganho de peso dos recém-nascidos porque possui um alto valor nutricional, com grande quantidade de água, proteínas e lipídios. E também para aumentar a imunidade e prevenir contra infecções”, esclarece a nutricionista, que destaca o consumo atual de aproximadamente dois litros de leite por dia.

A rede de coleta funciona apenas para moradoras de Barueri, mas qualquer mulher que estiver amamentando pode usufruir do banco, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h, para retirar o leite no próprio espaço ou para trazer a doação. O banco, que tem capacidade para armazenar 180 litros de leite e consegue atender seis doadoras ao mesmo tempo, conta com equipe especializada para orientar durante o processo da doação e para esclarecer dúvidas sobre a amamentação. As interessadas podem comparecer no 6º andar do Hospital Municipal ou entrar em contato pelo telefone (11) 2575-3269.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *