Pin It
domingo, julho 21, 2019
Home > Jandira > Grupo de voluntários realiza trabalho com dependentes químicos em Jandira

Grupo de voluntários realiza trabalho com dependentes químicos em Jandira

00Desde o dia 17 de maio deste ano, o Grupo de Apoio a Adictos e Familiares (Gaaf) vem realizando um trabalho de acolhimento e conscientização com pessoas envolvidas com a dependência química, em Jandira. Os encontros, direcionados a dependentes químicos e seus familiares, acontecem às segundas-feiras, às 19h, no Centro Espírita O Consolador.

Fundador do grupo, Jaci Gonçalves de Almeida viu a necessidade de iniciar esse trabalho, pois muitas pessoas que passam por este problema, segundo ele, muitas vezes não têm recurso para buscar auxílio. Após ter solicitado o espaço da instituição religiosa para realizar a tarefa, Jaci reuniu alguns amigos que tinham interesse nesse assunto e começou a fazer reuniões.

“Em março [deste ano] fizemos uma capacitação na instituição Faces e Vozes da Recuperação no Brasil. Foram 15 horas de capacitação. E quando foi dia 17 de maio, inauguramos o trabalho que envolve o dependente e a família”, explica.

O grupo é formado por seis pessoas. Primeiro, é feito o acolhimento e, em seguida, uma roda de conversa. Depois, os participantes compartilham suas experiências com a dependência química. “Lembrando que dor compartilhada é dor diminuída”, ressalta Jaci.

O Gaaf conta com a parceria de outros órgãos, como os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), clínicas e comunidades terapêuticas. O grupo trabalha com os 12 passos, mesmo programa dos Alcoólicos Anônimos (A.A). “O nosso trabalho é sigiloso e gratuito”, conclui Jaci, que faz questão de lembrar que o trabalho, por mais que aconteça dentro de uma casa religiosa, não tem vínculos doutrinários.

SERVIÇO

Gaaf (Grupo de Apoio a Adictos e Familiares)

Todas as segundas-feiras, a partir das 19h

Local: Centro Espírita O Consolador (Rua Ailton Esteves de Melo, 89, Jd. Sol Nascente – Jandira-SP)

Mais informações: 96455-0758

Por José Rossi Neto 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *