Pin It
domingo, setembro 22, 2019
Home > Jandira > Linhas de Cerol são apreendidas em ação conjunta em Jandira

Linhas de Cerol são apreendidas em ação conjunta em Jandira

Plantão Notícias Folha de Jandira

Nesta quinta-feira 25/07, a prefeitura realizou  uma ação conjunta (Operação Cerol), com GCM, PM, Defesa Civil, Fiscalização de Postura e Comunicação.

As redes sociais têm alertado sobre essa brincadeira aparentemente inofensiva, as pipas. As linhas cortantes (chilena) como é conhecida que tem o  objetivo  cortar os pipas considerados rivais nos céus, mais do que provocar a decepção de perder a pipa, a linha cortante tem provocado ferimentos graves e até fatais, foi o que ocasionou a morte trágica da publicitária Joseane Marques, 34 anos, atingida por linha de cerol, a morte da jovem provocou a mobilização no estado de Florianópolis e nas redes sociais. O cerol é arma na mão da criança.

Em cumprimento a Lei do Cerol 2.218/18, a ação conjunta em Jandira atuou na fiscalização de aproximadamente 20 estabelecimentos que comercializam pipas, linhas e cortantes (Chilena) foram apreendidos mais de 50 mil metros de linhas cortantes e dezenas de pipas foram recolhidos à base da GCM e devidamente incinerados. A  prefeitura notificou os estabelecimentos para regularizarem o Alvará,

Em alguns estados, como no Rio de Janeiro em  caso de flagrante de compra, porte ou posse dos materiais o infrator pagará multa, sendo menor de idade, ele e seu representante legal deverão ser notificados para efetuarem a quitação no âmbito administrativo. 

Cabe ao responsável orientar e alertar as crianças sobre o cerol e seu perigo. cerol não é brincadeira. 

A criança deve  também ser orientadas  dos riscos para si,  como por exemplo; 

Não soltar pipas em dias de chuvas e relâmpagos;

Não soltar pipas perto de fios telefônicos, elétricos. Se o pipa enroscar nos fios, não tentar  tirá -la, melhor perder a pipa que a vida, é aconselhável ter sempre um adulto responsável acompanhando crianças no momento da brincadeira; 

Não empinar pipas em lajes  e telhados, as quedas podem ser fatais. 

E atenção redobrada com ruas e lugares movimentados. 

Empinar pipas pode ser um divertimento saudável quando praticado com responsabilidade 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *