Pin It
sexta-feira, outubro 18, 2019
Home > Jandira > Jandira realiza a 13ª Edição do Jatijan com onze Cidades Participantes 

Jandira realiza a 13ª Edição do Jatijan com onze Cidades Participantes 

Da redação do Folha de Jandira

Nesta segunda-feira (05/08), o  Ginásio de Esportes Central ficou pequeno para receber tanta vitalidade, como ocorre anualmente,  Jandira realiza a 13ª edição do Jatijan (Jogos Adaptados da Terceira Idade de Jandira), que este ano conta com a participação de onze cidades; Barueri, Cotia, Osasco,Santana de Parnaíba, Embu das Artes, Guarulhos,Vargem Grande Paulista, São Paulo, São Lourenço da Serra, Balneário de Paquetá e Jandira. 

O Jatijan é previsto na lei municipal n° 1429/2004 e tem a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social  e a Diretoria de Esportes na organização do evento. 

A abertura dos jogos,  sempre traz grandes emoções, pois ocorre a entrada das delegações, a GCM conduz de forma solene às bandeiras, acende-se a  pira olímpica e é na abertura que também ocorre as apresentações das coreografias, neste item em especial, os idosos se dedicam muito nos ensaios, portanto é um momento aguardado com bastante ansiedade. 

As modalidades esportivas desta edição são: atletismo, dominó, coreografia, dama, malha, tranca, truco, buraco, xadrez e vôlei

Envelhecer com saúde

Estamos envelhecendo e somos em número cada vez maior, já somos a quinta maior população idosa no mundo, mais de 28 milhões de pessoas com mais de 60 anos, é preciso que estados e municípios tenham políticas públicas para atender os idosos em diversos aspectos. Sem dúvida nenhuma o esporte é um deles e é sempre bem vindo, as competições incentivam os idosos  para a prática esportiva, ele interage. Comprovadamente que estes idosos têm uma qualidade de vida superior comparados a idosos que não frequentam a terceira idade. 

O Jatijan  merece toda o nosso respeito e admiração, pois, em um momento da vida em que o idoso se sente excluído da sociedade, o esporte possibilita a interação e os jogos são adaptados para a idade e independente do resultado, todos os dias  é um pódio na vida de cada um deles.    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *