Pin It
domingo, setembro 22, 2019
Home > Itapevi > Doações de animais crescem com Programa Me Leva pra Casa em Itapevi

Doações de animais crescem com Programa Me Leva pra Casa em Itapevi

Pensando no bem-estar animal e em resolver questões como o abandono e maus-tratos com o programa Me leva Pra Casa

221 animais, sendo 156 cães e 65 gatos, ganharam um lar, nesse último ano, por meio da Feira de Adoção Me Leva Pra Casa, da Prefeitura de Itapevi. Esse é o balanço positivo do programa desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente, que começou os trabalhos em 25 de agosto de 2018. O fator principal da administração municipal é resolver as questões do bem-estar dos animais, como maus tratos e abandono.

Nesse ano, já foram doados 100 animais (70 cães e 30 gatos). No passado, 103 animais (88 cães e 15) ganharam um lar. Em 2017 foram adotados 45 animais (37 cães e oito gatos). Esses números mostram a evolução e exibem o caminho certo na realização de eventos e na comunicação com a população.

“Estes resultados são frutos de uma nova política com foco na adoção responsável dos animais”, explica o secretário de Meio Ambiente e Defesa dos Animais, Paulo Rogiério.

Vale destacar que, de maio até julho deste ano, a Prefeitura realizou com o lançamento do programa de microchipagem a colocação de chips em 88 animais que estão no Canil e passam por adoção. Então, todos os animais doados nas Feiras de lá para cá já vem com identificação.

Sobre a Feira e a criação da Secretaria

A iniciativa da feira é da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais. A pasta foi criada em maio do ano passado, após reforma administrativa implementada pela administração e em vigor desde o dia 1º de julho de 2018. O serviço de adoção responsável da Prefeitura foi transferido neste período do Departamento de Controle de Zoonoses, ligado à Secretaria de Saúde, para a Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais.

A pasta passou a contar também com o Departamento de Proteção e Defesa dos Animais, criado exatamente com o objetivo de oferecer tratamento digno aos animais de estimação de todos os moradores de Itapevi.

A iniciativa da criação da pasta foi pioneira na região, já que esta foi a primeira secretaria do tipo em toda a Região Oeste. A Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais (Rua Heloisa Hideko Koba, 21 – Jardim Nova Itapevi) funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone para contato é 4205-4345 e o e-mail sma@itapevi.sp.gov.br

“Com as doações, verificamos que, atualmente, no nosso Canil os animais não fica mais sem receberam uma destinação. Hoje, nossos cães e gatos ficam lá até se recuperar de maus-tratos, por exemplo, e depois são devolvidos para a sociedade. Essa é uma das ações que visam o bem-estar de nossos bichinhos, essa é a meta da administração”, afirma Paulo.

Sobre adoção animal

Você sabia que em Itapevi é possível adotar gratuitamente um bichinho de estimação? Para isso, existe o programa Me Leva Pra Casa, um serviço disponível à toda população.

Os interessados na adoção podem comparecer à Divisão de Controle e Proteção Animal (DCPA) do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e escolher um animal, que fica na Rua Heloisa Hideko Koba, 21, na Vila Nova Itapevi.

Além de passarem por uma entrevista, os adotantes recebem informações sobre guarda responsável e orientações sobre os cuidados com animais. É preciso levar cópia do RG, CPF e comprovante de residência – os bichinhos são registrados apenas em nome de adotantes com mais de 18 anos.

Posteriormente, o animal deve ser retirado no Canil da Prefeitura (Rua Jaspe, 7, na Vila Gióia), de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, exceto feriados. Os animais já são vacinados, castrados, vermifugados e avaliados clinicamente.

Na hora da retirada, os interessados em adotar devem levar na retirada do animal coleira e guia para cães e caixa de transporte para gatos.

Mais informações sobre o processo de adoção de animais podem ser obtidas pelo telefone 4205-0862.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *