Pin It
sábado, outubro 19, 2019
Home > Santana de Parnaíba > Com o tema “Desistir ou Insistir: Construindo Práticas, Prefeitura de Santana de Parnaíba realiza Fórum de Prevenção ao Suicídio

Com o tema “Desistir ou Insistir: Construindo Práticas, Prefeitura de Santana de Parnaíba realiza Fórum de Prevenção ao Suicídio

     Com o intuito de reforçar a importância da Campanha Setembro Amarelo, a Secretaria Municipal de Saúde de Santana de Parnaíba realizou, no dia 11 de setembro na Arena de Eventos Dr. Antonio Tito Costa, o 2º Fórum de Prevenção ao Suicídio com o tema “Desistir ou Resistir: Construindo Práticas”.

     O evento contou com palestrantes, médicos, psicólogos, psicanalistas e psiquiatras de diversas regiões do Estado, que abordaram assuntos referentes a saúde mental para o público presente, formado por equipes das secretarias de saúde e educação, estudantes e moradores. Na ocasião, também foi mostrado o número de suicídios no Brasil com o objetivo de conscientizar os presentes sobre a valorização da vida.

   Presente ao Evento, a Presidente Voluntária do Fundo Social de Solidariedade do município Selma Cezar, falou da importância de falar sobre um tema tão presente na sociedade brasileira: “As pessoas devem apoiar causas como essa, porque com uma conversa e mostrar que você está ali para ajudar, uma simples conversa pode ajudar a salvar uma vida”, comentou a primeira dama do município parnaibano.

    Atualmente a rede de saúde do município dispõe de três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que são: IJ Espaço de Vida, AD Travessia e o Adulto Alvorecer, um Núcleo de Prevenção Acidentes e Violências, além do andamento da construção de mais dois CAPS, que oferecem toda a estrutura e equipes multiprofissionais para atender os pacientes da cidade.

 Mania Deweik, uma das palestrantes do evento, falou como essa ação pode ajudar a evitar que pessoas que sofrem de depressão não cheguem a esse ponto crítico: ” Eu acho esse evento extremamente importante, pois ajuda a desenvolver ações objetivas, criando situações que ajudem pessoas a evitarem o suicídio.” comentou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *