Pin It
segunda-feira, dezembro 9, 2019
Home > Itapevi > Centro de Hemodiálise de Itapevi será inaugurado no dia 26

Centro de Hemodiálise de Itapevi será inaugurado no dia 26

 Unidade funcionará na região da Vila Santa Rita, no mesmo prédio que abrigará o CIS (Centro Integrado de Saúde)

A Prefeitura de Itapevi inaugura, na quinta-feira (26), às 10h, o Centro de Hemodiálise, na região da Vila Santa Rita (Rua Arquiteto Ubirajara da Silva, 87, São João).
O serviço atenderá 60 pacientes itapevienses que atualmente necessitam desse tratamento, mas realizam as sessões em cidades distantes, como por exemplo, na capital.
A prioridade do atendimento é para os pacientes residentes em Itapevi, mas se houver vagas, moradores de municípios vizinhos também serão atendidos. O controle de vagas será realizado pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, como determina a lei.
“Hoje, centenas de moradores da nossa cidade precisam sair às 4 ou 5 horas da manhã de casa, duas a três vezes por semana, para fazer a hemodiálise em outras cidades. Agora, isso não será mais necessário para a maioria destes pacientes”, explicou o prefeito Igor Soares.
O atendimento começará escalonado, com 10 cadeiras de hemodiálise, mas o centro tem capacidade até 30 atendimentos. O serviço será prestado pela empresa terceirizada Da Vitta, vencedora de processo de licitação.
O centro foi montado com recursos próprios do município e será mantido pela Prefeitura de Itapevi. Os custos para manutenção do centro serão de R$ 370 mil por mês. “Assim que conseguirmos suporte financeiro do SUS para manter a unidade, vamos trabalhar para ampliar o número de pacientes atendidos”, explicou Igor Soares.

CIS – Centro Integrado de Saúde
O Centro de Hemodiálise de Itapevi funcionará em uma ala independente do futuro CIS (Centro Integrado de Saúde), que está em fase final de remodelação e será inaugurado no começo de 2020.
Com cerca de 30 especialidades, o CIS possibilitará a realização de consultas com especialistas médicos e exames diagnósticos e preventivos de neurologia, pneumologia, nefrologia, otorrinolaringologia, dermatologia, psiquiatria, cardiologia e ortopedia, além ultrassonografias, colonoscopias e endoscopias, dentre muitos outros.

ItapeVida
A inauguração do Centro de Referência é uma das 20 ações do ItapeVida, programa lançado em julho pela Prefeitura para garantir mais qualidade no atendimento da saúde de Itapevi.
Em todo o Brasil, a área enfrenta problemas crônicos, causados pela falta de financiamento adequado e problemas na gestão – que é compartilhada por Estados, municípios e Governo Federal.
O Itapevida é uma resposta da Prefeitura a esses problemas. Ele foi construído a partir do diagnóstico feito pelo Hospital Albert Einstein, que prestou consultoria à administração municipal ao longo de 2018, sugerindo melhorias e aprimoramentos ao setor.

Confira as ações previstas pelo Itapevida:
Realizadas
1) Entrega de nova frota de ambulâncias
2) Alimentação nos três Prontos Socorros
3) Implementação do novo CAPS Infantil

4) Centro de Hemodiálise

Em andamento
5) Obras de manutenção em 10 unidades de saúde
6) Implementação de unidades modelo
7) Criação da Central de Resgates: SAMU, Bombeiros e Defesa Civil
8) Criação do Centro Integrado de Saúde (CIS)
9) Instalação da Farmácia Central na Praça 18
10) Criação da nova Unidade de Saúde da Família no bairro Chácara Santa
Cecília
11) Entrega da Unidade Móvel de Saúde
12) Contratação de médicos e profissionais de saúde
13) Atendimento expandido até às 19h nas USF’s Vitápolis e Suburbano
Em projeto
14) Reforma e Ampliação do PS Central
15) Criação do PS Infantil
16) Construção do novo PS Amador Bueno
17) Construção do novo PS Cardoso
18) Criação de CAPS Álcool e Drogas 24h
19) Construção de UBS na Cohab
20) Construção de UBS no Jardim Briquet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *