Pin It
quarta-feira, novembro 20, 2019
Home > Itapevi > Cerca de 21% das mudas plantadas no programa Itapevi Mais Verde sofrem com vandalismo

Cerca de 21% das mudas plantadas no programa Itapevi Mais Verde sofrem com vandalismo

De agosto para cá, 85 novas mudas foram plantadas na cidade e 18 delas acabaram sendo danificadas por infratores
Nos últimos dois meses, 85 mudas foram plantadas na cidade, com o programa Itapevi Mais Verde, mas infelizmente 18 acabaram sendo vandalizadas, ou seja, foram removidas ou danificadas. Este número representa 21,17% do total de plantio.
Os locais que tiveram problemas foram a pista de skate e praça Nelson Mandela, na Vila Dr. Cardoso, que tiveram seis mudas danificadas, na Área de Lazer na região do piscinão do Parque Suburbano, contabilizou seis mudas danificadas e na Viela da Rua Chipre, no Jardim Santa Rita, com outras seis destruídas.
A Prefeitura tem investido na criação de áreas verdes em Itapevi. Em 2018, foram plantadas 388 mudas de árvores em vários bairros da cidade e 910 mudas foram distribuídas para os moradores. Em 2019, até setembro foram plantadas 1.068 mudas, ultrapassando a meta anual de 1 mil mudas por ano. Neste mesmo período foram doadas 1.017 mudas.
“Em agosto, agentes da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais percorreram as feiras livres da cidade para conversar com a população, divulgando informações sobre os benefícios do plantio e sobre a importância da conservação e ampliação de espaços verdes no município. Mesmo assim temos visto que parte da população não contribui com o desenvolvimento vandaliza mudas e plantas”, argumenta o secretário de Meio Ambiente, Paulo Rogiério de Almeida.
Combatendo o vandalismo
Quem pratica vandalismo pode ser penalizado com base nas leis municipais n° 2.579/2018 e 2.519/2017. As multas podem iniciar em cerca de R$ 200,00 e chegar até R$ 1 mil de acordo com as legislações.
Para denunciar, basta ligar no (11) 4143-7600 (Ramal 1129) e falar com o Setor de Fiscalização de Posturas da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Após este horário, a GCM pode ser acionada 24 horas pelo telefone 199.
Programa Mais Verde
O programa Itapevi Mais Verde tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do plantio de árvores e a necessidade da ampliação de áreas arborizadas na cidade.
Conheça os benefícios de uma cidade mais verde:
– Absorvem gás carbônico e liberam oxigênio;
– Refrescam a temperatura ambiente;
– Preservam a biodiversidade do meio urbano;
– Absorvem água da chuva;
– Reduzem a poluição sonora;
– Embelezam ruas e casas;
– Contribuem para a qualidade de vida.
Doação
Qualquer pessoa pode solicitar mudas de espécies frutíferas e paisagísticas na Prefeitura de Itapevi. Interessados devem se dirigir, munidos com documento de identidade e comprovante de residência, à Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais (Rua Heloísa Hideko Koba, 21 – Vila Nova Itapevi), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *