Pin It
sábado, dezembro 14, 2019
Home > Itapevi > Igor inaugura nova USF do Santa Cecília

Igor inaugura nova USF do Santa Cecília


Unidade atenderá pacientes com mais conforto, dinamismo e agilidade

Na segunda (18), o Prefeito Igor Soares entregou a nova e moderna instalação da USF (Unidade de Saúde da Família) Santa Cecília, na Rua dos Camarões, 123, no bairro Chácara Santa Cecília.

A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, conta com 20 profissionais e tem capacidade para realizar cerca de 60 consultas e 200 procedimentos diariamente.

A mudança foi necessária para melhorar o atendimento oferecido ao público e é uma das ações previstas pelo ItapeVida, programa lançado em julho, que tem como objetivo aperfeiçoar os serviços de saúde no município.

A USF realiza atendimento preventivo, com médicos generalistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. No local, são realizadas consultas nas especialidades básicas, vacinação, curativos, pré-natal e puericultura (acompanhamento de rotina de bebês e crianças pequenas).

De acordo com o prefeito Igor Soares a antiga unidade, que ficava na Rua Maria Salete Serafim Gomes, era ultrapassada e sem infraestrutura para o trabalho dos servidores e atendimento à população. “Com a inauguração levamos respeito, dignidade e acessibilidade a todos”, resumiu.

O espaço conta com “cadeira escaladora”, equipamento capaz de transportar pacientes cadeirantes para dentro da USF subindo as escadas.

Quem ficou entusiasmada com as mudanças foi Cláudia Maria Gomes, 51, manicure, que aprovou a mudança. “São 16 anos de precariedade em que eu presenciei até papel higiênico faltar, além de muitas promessas de melhoria. De fato, foram feitas algumas reformas na antiga USF, mas nada que pudesse melhorar a forma como o povo é atendido, como tenho certeza que agora será”, destacou.

Mais investimentos na região

Durante a inauguração, prefeito Igor Soares antecipou que ruas do bairro Chácara Cecília serão recapeadas, receberá ainda neste ano o Programa Bairro a Bairro e contará ainda com a troca de todas as lâmpadas convencionais por LED, para melhorar a segurança do local.

Outra novidade é a construção da nova unidade de saúde do Jardim Briquet. “Com as orientações do estudo realizado pelo Albert Einstein, estamos realizando os novos investimentos na área da saúde que passam, principalmente, pela melhoria dos serviços da atenção básica”, disse Igor Soares.

Sobre o ItapeVida

O ItapeVida é um programa de saúde, lançado em julho, que reúne 20 ações para transformar o atendimento clínico na rede municipal. Em todo o Brasil, a área enfrenta problemas crônicos, causados pela falta de financiamento adequado e problemas na gestão – que é compartilhada por Estados, municípios e Governo Federal.

Confira as ações previstas pelo ItapeVida:

Realizadas

1) Entrega de nova frota de ambulâncias

2) Alimentação nos três Prontos-socorros

3) Inauguração do Centro de Hemodiálise, no Santa Rita

4) Implementação do novo CAPS Infantil

5) Inauguração da nova USF Santa Cecília (18/11/2019)

Em andamento

6) Obras de manutenção em 10 unidades de saúde

7) Implementação de unidades modelo

8) Criação da Central de Resgates: SAMU, Bombeiros e Defesa Civil

9) Criação do Centro Integrado de Saúde (CIS)

10) Instalação da Farmácia Central na Praça 18

11) Entrega da Unidade Móvel de Saúde

12) Contratação de médicos e profissionais de saúde

13) Reforma e Ampliação do PS Central

Em projeto

14) Criação do PS Infantil

15) Construção do novo PS Amador Bueno

16) Construção do novo PS Cardoso

17) Criação de CAPS Álcool e Drogas 24h

18) Atendimento expandido até as 19h nas USFs Vitápolis e Suburbano

19) Construção de UBS na Cohab

20) Construção de UBS no Jardim Briquet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *