Pin It
sábado, dezembro 14, 2019
Home > Jandira > Operação Cadeia Alimentar II investiga fraude na merenda escolar em 27 municípios de São Paulo e Jandira esta entre eles

Operação Cadeia Alimentar II investiga fraude na merenda escolar em 27 municípios de São Paulo e Jandira esta entre eles

A Polícia Federal, envolveu 240 agentes para cumprir  nesta terça-feira 26, 57 mandados de busca e apreensão e 27 mandados  de prisão, a ação envolve os municípios de Jandira, Itapevi, Cotia, Osasco, Americana, Atibaia, Campinas, Cubatão, Franca, Garça, Guarujá, Matão,Orlândia, Paulínia, Praia Grande, Rio Claro, Santos, São Carlos, São Joaquim da Barra, São José do Rio Preto, São Paulo, São Roque, São Vicente, Sorocaba, Sumaré, Taquaritinga e Votorantim, segundo a PF e Ministério Público Federal o numero de municípios envolvidos pode chegar a 50.

A investigação denominada Cadeia Alimentar, teve sua primeira fase em abril de 2018 e apontou irregularidades em procedimentos licitatórios e desvio de verbas relacionada à compra de merenda escolar entre 2013 e 2017, as investigações também apontam para acordos firmados, ou seja, notas pagas para produtos que não eram entregues, o valor pago era dividido entre o empresário e o servidor ou até mesmo ao prefeito.

Na lista de suspeitos consta empresários, ex prefeitos, secretários e ex secretários de governo, servidores e ex servidores públicos e uma vereadora. 

Em Jandira e Osasco foram expedido mandado de busca e apreensão, em Itapevi e Cotia foram cumprido mandado de prisão de busca e apreensão.

Em nota, a PF informou que as medidas executadas nesta terça-feira, visam coletar elementos colhidas em colaboração a deleção premiada firmada pela Polícia Federal e o Ministério Público Federal por dois investigados na primeira fase da operação  (Operação Cadeia Alimentar) ocorrida em abril de 2018.

Na medida de suas participações, os investigados responderão  pelos crime de organização criminosa (art. 2 da lei 12850/13), fraude à licitações (art. 90 da lei 8666/93), falsidade ideológica, corrupção ativa, prevaricação e corrupção passiva (artigos 299, 317, 319 e 333 do Código Penal) cujas penas, somadas, podem chegar a 28 anos de prisão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *