Carapicuíba, SP – No último dia 23 de junho de 2024, a Rua Tibagi, na zona oeste de São Paulo, foi palco do Festival Lazer e Educação, um evento vibrante que uniu cultura, música, entretenimento e fortalecimento comunitário em um só espaço.
Com produção da Relicário REC e Original Gueto, produtoras culturais criadas por Ald Beatz e MR. King 300 — Artistas Locais de Carapicuíba — e pela produtora cultural Vanessa Tavares, o festival trouxe ao palco grandes talentos da cena local, como Militto, Jefferson Twister, Didico MC, INsanatório, 300 Faveladxs, Afro Max e DJ Dagoma, reafirmando o protagonismo de artistas periféricos e a potência da arte urbana.
A iniciativa teve o apoio da Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura, além da colaboração do empresário Black Sales, que viabilizou uma parceria com uma marca de produtos de beleza negra, fortalecendo a representatividade e o empreendedorismo negro no evento.
O Festival Lazer e Educação não apenas celebrou a arte e a música, mas também promoveu o acesso à cultura em uma das regiões mais dinâmicas da capital paulista, proporcionando um espaço de encontro, reflexão e valorização das identidades periféricas.
"Esse festival é sobre ocupar as ruas com cultura, sobre abrir espaço para que a juventude preta e periférica se veja, se ouça e se orgulhe de quem é", afirmou Ald Beatz, um dos idealizadores do projeto.
Com entrada gratuita e foco na diversidade, o evento marcou um importante passo na democratização do acesso cultural na periferia paulistana, reforçando a importância de políticas públicas, como a Lei Paulo Gustavo, para a realização de iniciativas transformadoras como essa.
Mín. 14° Máx. 22°